Annie Wood Besant
No final da década de 1920, Besant viajou para os Estados Unidos com seu protegido e filho adotivo Jiddu Krishnamurti, que ela afirmava ser o novo Messias e encarnação de Buda.
Annie Wood Besant (1 de outubro de 1847 - 20 de setembro de 1933) "foi uma socialista britânica, teosofista, ativista dos direitos das mulheres, escritora e oradora e defensora do autogoverno irlandês e indiano. Em 1867, Annie, aos 20 anos, casou-se com Frank Besant, um clérigo, e tiveram dois filhos, mas as visões cada vez mais anti-religiosas de Annie levaram a uma separação legal em 1873. Ela então se tornou uma oradora proeminente da National Secular Society (NSS) e escritor e amigo íntimo de Charles Bradlaugh. Em 1877, eles foram processados por publicar um livro do ativista do controle de natalidade Charles Knowlton. O escândalo os tornou famosos, e Bradlaugh foi eleito deputado por Northampton em 1880. Ela se envolveu com ações sindicais, incluindo a manifestação do Domingo Sangrento e a greve das matchgirls de Londres de 1888. Ela foi uma das principais oradoras da Sociedade Fabiana e da Federação Social-Democrata Marxista (SDF). Ela foi eleita para o Conselho Escolar de Londres para Tower Hamlets, liderando a pesquisa, embora poucas mulheres estivessem qualificadas para votar na época. Em 1890 Besant conheceu Helena Blavatsky e nos anos seguintes seu interesse pela teosofia cresceu enquanto seu interesse por assuntos seculares diminuiu.
Ela se tornou um membro da Sociedade Teosófica e uma palestrante proeminente sobre o assunto. Como parte de seu trabalho relacionado à teosofia, ela viajou para a Índia. Em 1898 ela ajudou a estabelecer o Colégio Hindu Central e em 1922 ela ajudou a estabelecer o Conselho Colegiado Nacional de Hyderabad (Sind) em Mumbai, Índia. Nos anos seguintes, ela estabeleceu lojas em muitas partes do Império Britânico. Em 1907 ela se tornou presidente da Sociedade Teosófica, cuja sede internacional estava em Adyar, Madras, (Chennai). Ela também se envolveu na política na Índia, juntando-se ao Congresso Nacional Indiano. Quando a Primeira Guerra Mundial estourou em 1914, ela ajudou a lançar a Home Rule League para fazer campanha pela democracia na Índia e pelo status de domínio dentro do Império. Isso levou à sua eleição como presidente do Congresso Nacional da Índia no final de 1917.
No final da década de 1920, Besant viajou para os Estados Unidos com seu protegido e filho adotivo Jiddu Krishnamurti, que ela afirmava ser o novo Messias e encarnação de Buda. Krishnamurti rejeitou essas alegações em 1929. Após a guerra, ela continuou a fazer campanha pela independência da Índia e pelas causas da teosofia." Fonte/Texto: Uma Introdução ao Yoga, Por: Annie Wood Besant: (Clássicos do mundo). Texto e fonte: Amazon.
A Amazon disponibiliza o livro "Os Mistérios do Karma e sua Superação: Pequena Grande Enciclopédia Da Espiritualidade Universal." Originalmente "publicado com o título de Um Estudo sobre o Karma, esse livro Annie Besant desvenda os segredos do karma. Segundo H. P. Blavatsky, o karma é a lei infalível que ajusta o efeito à causa, nos planos físico, mental e espiritual do ser. Todo ser está sujeito a esta lei, pois ela é a interrelação de tudo o que existe. Assim, o karma não só mantém as estrelas em suas rotas, como ajusta as relações resultantes do poder de escolha, uma das características mais emblemáticas do ser humano."
O que é o espiritismo?
Doutrina Filosófica e Moral.
(…) Espiritismo é uma doutrina religiosa revelada por Espíritos Superiores, através de médiuns, codificada por Allan Kardec (Fundação Espírita André Luiz), educador francês, em Paris, em 18 de abril de 1857 e é composta de princípios filosóficos, científicos e religiosos." Fonte: Diversos, Autores. Entendendo o Espiritismo. 2.ed. São Paulo: Editora Aliança – 2001. p. 8
Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.
(…) A Doutrina Espírita, que, tem por finalidade precípua a redenção do homem pelo Evangelho, surgiu na França, em Paris, no século XIX. Foi em 18 de abril de 1857 que Allan Kardec, o insigne codificador, apresentou aos homens O Livro dos Espíritos (PDF) que é a pedra angular do Espiritismo.
Convém ressaltar que Kardec, não foi o autor do Espiritismo. Confirmando o caráter impessoal da Terceira Revelação, ele foi o codificador, ou, em outras palavras, devemos ao professor lionês a compilação e coordenação das grandes indagações, que, transformadas em perguntas objetivas, foram submetidas aos Espíritos Superiores. O conjunto de perguntas e respostas compõe O Livro dos Espíritos.
Kardec, homem de visão ampla e dotado de profunda sabedoria, dedicou-se a um trabalho diuturno de pesquisas avançadas no infindável campo do conhecimento, sendo capaz de reunir, ao longo de dois exaustivos anos, as questões que resumiam a inquietude dos homens.
O Espiritismo surgiu numa época em que, conforme nos relata o professor Carlos Imbassahy, em A Missão de Allan Kardec (PDF), a palavra de Deus estava esquecida. Os processos de investigação iam ganhando vulto e tudo passava ao império da lei. Era o completo desbarato das religiões que se tornavam impotentes diante do progresso material. Corruptores e corrompidos, para todos a virtude era motivo de irrisão. Imperava o sentimento bélico; a bandeira do Cristo, nas mãos de católicos e protestantes, trouxe à Europa, durante vários séculos, a inquietação, a ruína, a devastação, o sangue, o luto e a morte.
Em nome de Jesus cometeram-se as maiores perfídias, como a do Massacre da noite de São Bartolomeu (Site); as maiores insânias, como a das Cruzadas (USP); as maiores crueldades, como o extermínio dos cátaros ou albigenses (Site); a maior infâmia, como a Inquisição (USP), e as maiores espoliações, como o confisco dos bens das vítimas (PDF Artigo).
Foi após esse período crítico para a humanidade que surgiu o Espiritismo: manhã de claridade e de luz, aurora de um mundo novo!
Antes de finalizarmos este item, desejamos ressaltar a habilidade de Allan Kardec ao apresentar o Espiritismo como uma doutrina filosófico-moral. Claro está que, se fosse rotulada como religião, estaria fadada ao descrédito e ao desinteresse da parte da humanidade já cansada de religiões e vítima das arbitrariedade descometida em nome das mesmas. “Competia ao Codificador reorganizar o edifício desmoronado da crença, reconduzindo a civilização às suas profundas bases religiosas” (Emmanuel –A caminho da Luz) (PDF).
Espiritismo é uma religião?
Em seu discurso proferido em 1° de novembro de 1868, diz Kardec com clareza:
“… Se assim é, perguntarão, então, o Espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida, senhores. No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos glorificamos por isso, porque é a doutrina que funda os elos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as mesmas leis da natureza. Por que, então, declaramos que o Espiritismo não é uma religião? Porque não há uma palavra para exprimir duas ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da de culto; desperta exclusivamente uma ideia de forma, que o Espiritismo não tem. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público não veria aí senão uma nova edição, uma variante, se quiser, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios. Não o separaria das ideias de misticismo e dos abusos contra os quais tantas vezes se levantou a opinião pública. Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma Religião, na acepção usual do vocabulário, não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocado. Eis porque simplesmente se diz: doutrina filosófica e moral.” Fonte: Diversos, Autores. Entendendo o Espiritismo. 2.ed. São Paulo: Editora Aliança – 2001. p. 11-12.
Livros de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardek).
Para ter acesso ao Download Gratuito Automático do livro (PDF), é indispensável acessar o link (Azul), e será direcionada (o) para o Site/Ebook PDF.
Cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo.
1. Federação Espírita Brasileira: Livro dos Espíritos (1857). “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade."
2. Federação Espírita Brasileira: O Livro dos Médiuns (1861). “O Livro dos Médiuns” é o manual mais seguro para todos os que se dedicam às atividades de comunicação com o Mundo Espiritual."
3. Federação Espírita Brasileira: O Evangelho segundo o Espiritismo (1864). “O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para as pessoas de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público pelo Codificador Allan Kardec."
4. Federação Espírita Brasileira: O Céu e o Inferno (1865). "Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição na qual estará no Mundo Espiritual, como consequência de seus próprios atos."
5. Federação Espírita Brasileira: A Gênese (1868). "Os assuntos apresentados nos dezoito capítulos desta obra têm como base a imutabilidade das grandiosas Leis Divinas."
Obras que complementam o Pentateuco da Doutrina Espírita.
1. Federação Espírita Brasileira: Obras Póstumas (1890). "Obra publicada após a desencarnação de Allan Kardec, apresenta, no começo, bem escrita biografia do Codificador, seguida do discurso que Camille Flammarion pronunciou quando do seu sepultamento."
2. Federação Espírita Brasileira: O que é o Espiritismo. "A lógica e o bom senso de Allan Kardec aí se evidenciam, desconcertando os negativistas e clareando as indagações dos que acreditam e aspiram à vida superior."
Doze Revista dos Espíritos - Downloads – Material Completo (1858- 1869).
Federação Espírita Brasileira: Revista dos Espíritos. Publicada sob a direção de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardek), apresenta relatos das manifestações materiais ou inteligentes dos Espíritos, aparições, evocações, etc., bem como todas as notícias relativas ao Espiritismo. – O ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e do invisível; sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e o seu futuro. – A história do Espiritismo na Antiguidade; suas relações com o magnetismo e com o sonambulismo; a explicação das lendas e das crenças populares, da mitologia de todos os povos, etc.
Fonte: Livros de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardek), Obras que complementam o Pentateuco da Doutrina Espírita e Revista dos Espíritos. Federação Espírita Brasileira (Site). Ano da Postagem: 05/07/2012. Está disponível no link: Obras de Allan Kardec. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2022.
O texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe — Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Informações e Notícias do Mundo Contemporâneo”. Este texto foi conciliado pelo site LanguageTool (Software de revisão), Dicionário de Sinônimos Online, Corretor Ortográfico Microsoft Word e, a Edição Eletrônica do Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 7.0. 5ª. Edição do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. ©2010 by Regis Ltda. Ainda que as informações publicadas estejam em português, é possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, disponível em Canal YouTube: O mensageiro de Audiolivros. Após assistir ao vídeo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal. O Segundo texto, compõe pesquisas (autoria) de Monica Buonfiglio: Conheça 25 histórias de mulheres médiun, Especial para o Terra, uma empresa brasileira de internet pertencente ao grupo espanhol "Telefônica, um dos maiores conglomerados de telecomunicações fixas e móveis do mundo." O mesmo se aplica aos textos da Amazon e Google Livros, bibliotecas online de eBooks gratuitos: Internet Archive, Project Gutenberg e a Enciclopédia Online Britânica. O Website Viger Doutrinas Espíritas é dedicado a Divulgação da Doutrina Espírita e do Movimento Espírita. Neste Website encontrará postagens diversas, a exemplo: filmes, documentários, palestras, seminários, encontros, etc. O vídeo foi compartilhado automaticamente. Para saber mais sobre o compartilhamento de vídeos, YouTube, acessem aos recursos: compartilhar vídeos e canais YouTube.
0 Comentários